Política e Plano de Gestão de Riscos

A gestão de riscos no CRCMG tem como objetivo auxiliar a tomada de decisão com vistas a prover razoável segurança no cumprimento da missão e no alcance dos objetivos institucionais. Por isso, a gestão de riscos é integrada aos processos de planejamento estratégico, tático e operacional, à gestão e à cultura organizacional do Conselho.
Para que seja efetivo, o processo de gestão de riscos do Conselho leva em conta tanto o planejamento estratégico do CRCMG quanto o do Sistema CFC/CRCs. Os controles a serem implementados, por sua vez, consideram a razoabilidade da relação custo-benefício e o acompanhamento, pela alta direção, dos riscos-chave.

Política de Gestão de Riscos do CRCMG
Plano de Gestão de Riscos do CRCMG

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), revisado anualmente e monitorado quadrimestralmente, é o documento de planejamento de Tecnologia da Informação do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais. O objetivo desse projeto é promover um processo efetivo para alcançar os objetivos e auxiliar na tomada de decisões de Tecnologia da Informação (TI), de modo que estejam alinhados com os objetivos de negócio da organização.

  

Plano de Integridade

O programa de integridade é o conjunto de medidas e ações institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção. A integridade pública está associada ao compromisso com a conduta ética, à conformidade de processos e ações e ao respeito pelo serviço público, o que requer ações preventivas e, muitas vezes, mudanças culturais e institucionais.
O Decreto n.º 9.203, de 22 de novembro de 2017, em seu artigo 3º, traz a integridade como um dos princípios da governança pública. Nesse sentido, o CRCMG instituiu seu Plano de Integridade. O Plano de Integridade do CRCMG, com vigência para o período de 2019 a 2021, fundamenta-se em princípios, valores e padrões normativos do setor público, busca sistematizar as políticas, os instrumentos e as áreas responsáveis pela integridade na entidade, assim como os seus principais riscos, medidas e áreas de atenção, demonstrando o compromisso da Alta Administração com a integridade pública, em estrita observância à missão, à visão e aos valores presentes no Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs.

Plano de Integridade

Plano de Logística Sustentável

O Plano de Logística Sustentável (PLS) é uma ferramenta de planejamento que possibilita o estabelecimento de práticas de sustentabilidade e de racionalização dos gastos institucionais e dos processos administrativos, buscando uma atuação socioambiental em conformidade com as boas práticas sustentáveis e legislações específicas.
Assim, o Plano de Logística Sustentável (PLS) do CRCMG foi elaborado com a finalidade de proporcionar o aprimoramento das práticas de sustentabilidade já implementadas no Conselho, bem como de instituir novas ações de desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental.