Funções das Câmaras
  • Controle Interno

    A Câmara de Controle Interno tem por finalidade auxiliar no planejamento, controle e avaliação da execução orçamentária e financeira do Conselho Regional de Contabilidade. De acordo com o Regimento Interno – Resolução CRCMG 350/13, aprovada na 11ª Reunião Plenária, realizada em 22/11/2013, e homologada pela Deliberação CFC n° 035/2013, compete à Câmara de Controle Interno:
    • examinar as demonstrações da receita arrecadada, verificando se a cota do CFC corresponde ao valor da remessa efetuada;
    • acompanhar a execução orçamentária do CRCMG e as operações econômico-financeiras que se realizarem;
    • controlar o recebimento de legados, doações e subvenções;
    • examinar os comprovantes de despesas pagas, quanto à validade das autorizações e quitações respectivas;
    • emitir parecer sobre a prestação de contas, os balancetes mensais, os balanços do exercício e os pedidos de abertura de crédito, a serem submetidos ao Plenário;
    • emitir parecer sobre a proposta orçamentária apresentada pelo Presidente, encaminhando-a ao Plenário para aprovação, obedecendo-se os prazos estabelecidos pelo CFC;
    • fiscalizar, periodicamente, as finanças e os registros contábeis, examinando livros e demais documentos relativos à gestão financeira;
    • opinar sobre as operações de crédito;
    • opinar sobre procedimentos de contratação;
    • opinar sobre as inversões patrimoniais em geral;
    • fiscalizar o levantamento das contas dos responsáveis e o cumprimento das disposições legais para sua apresentação;
    • opinar sobre assuntos de contabilidade e administração que lhe forem submetidos;
    A Câmara de Controle Interno é composta por 4 (quatro) conselheiros eleitos e empossados na forma prevista no art. 9º e art. 10 do Regimento Interno do CRCMG.

    Contatos:

    Vice-Presidente de Controle Interno
    Alexandre Bossi Queiroz

    Gerente de Contabilidade
    Mauro Benedito Primeiro
    E-mail: gecon@crcmg.org.br

  • Desenvolvimento Profissional

    Essa Câmara tem como principal objetivo promover o desenvolvimento profissional do contabilista, através da coordenação e execução de projetos que atendam às necessidades e anseios do profissional da contabilidade em relação à aquisição de novos conhecimentos, atualização e educação profissional continuada.
    Para atingir tal objetivo, são organizados e realizados, através da Gerência de Desenvolvimento Profissional, cursos, palestras, seminários, convenções e outros eventos cujos temas são voltados para o interesse da classe contábil.
    Outra atribuição da Câmara de Desenvolvimento Profissional é a promoção de debates sobre assuntos de interesses dos contabilistas, bem como a coordenação das edições de livros e publicações técnicas.

    Contatos:
    Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional
    Simone Maria Claudino de Oliveira

    Gerente de Desenvolvimento Profissional
    Júlio César da Silva
    E-mail: gedep@crcmg.org.br

  • Fiscalização

    Essa Câmara tem como competência julgar processos de pessoas físicas, jurídicas e organizações contábeis, além de determinar diligências necessárias para o seu julgamento e atender, quando solicitada, a consultas a respeito de fiscalização do exercício profissional.
    Através da Gerência de Fiscalização, é realizado um trabalho de orientação e prevenção das atividades exercidas pelos profissionais da área contábil. O objetivo maior desse trabalho é proteger o usuário da contabilidade, numa ação que busca a valorização da imagem da profissão, através da conscientização individual e geral da classe contábil.
    Sob essa ótica de atuação, o CRCMG vem contribuindo para assegurar a qualificação e a valorização da profissão, auxiliando o profissional no delineamento da responsabilidade técnica, de forma a resguardar os interesses daqueles que se utilizam do seu trabalho.

    Contatos:
    Vice-Presidente de Fiscalização
    Vidigal Fernandes Martins

    Gerente de Fiscalização e Processos
    Alexsander do Prado
    E-mail: gefis@crcmg.org.br

  • Ética e Disciplina

    Esta Câmara tem como competência julgar processos de contabilistas e diplomados sem registro no CRC; além de determinar diligências necessárias para o seu julgamento e atender, quando solicitada, a consultas a respeito de fiscalização do exercício profissional.
    A Gerência de Fiscalização e Processos recebe representações de contabilistas, usuários da contabilidade e empresas em geral. O CRCMG dispõe de fiscais que atuam na capital e nas diversas regiões do Estado e verificam indícios de irregularidade e falhas técnicas cometidas pelos contabilistas. No entanto, a principal meta do CRCMG é a prevenção e a orientação aos profissionais quantos aos padrões legais, técnicos e éticos da profissão, assegurando, dessa forma, a qualificação e a valorização do trabalho contábil.
    Sob essa ótica de atuação, o CRCMG vem contribuindo para assegurar a qualificação e a valorização da profissão, auxiliando o profissional no delineamento da responsabilidade técnica, de forma a resguardar os interesses daqueles que se utilizam do seu trabalho.

    Contatos:
    Vice-Presidente de Ética e Disciplina
    Mário Lúcio Gonçalves de Moura

    Gerente de Fiscalização e Processos
    Alexsander do Prado
    E-mail: gefis@crcmg.org.br

  • Registro

    Esta Câmara tem por finalidade receber, analisar e julgar todos os pedidos de registro dos Técnicos em Contabilidade, Bacharéis em Ciências Contábeis e Organizações (ou empresas) Contábeis, assim como os pedidos de alterações, renovações, baixas, cancelamentos e recursos, com observância ao que determina as Resoluções CFC nº 1.371/11 e 1.372/11 do Conselho Federal de Contabilidade
    De acordo com o que preceitua o Decreto-Lei nº 9295/46 alterado pela Lei 12.249/10, somente poderão exercer a profissão contábil os profissionais regularmente registrados.

    Contatos:
    Vice-Presidente de Registro
    Mário César de Magalhães Mateus

    Gerente de Registro
    Ricardo Andrade Tonaco
    E-mail: gereg@crcmg.org.br

  • Gestão de Recursos

    Esta Câmara tem por finalidade emitir parecer sobre a necessidade de abertura e homologação de processo de concurso, visando à contratação de pessoal para preenchimento de vagas constantes do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do CRCMG. Além disso, é função desta Câmara analisar programa de treinamento de funcionários, para posterior aprovação do Conselho Diretor; avaliar as propostas de alterações do Plano de Cargos, Carreiras e Salários do CRCMG; emitir parecer sobre pedidos de isenções de anuidades e multas, observando a legislação vigente; analisar processos de licitação para aquisição de bens e serviços, bem como de alienação de bens móveis e imóveis; e analisar resultados dos indicadores previstos no Sistema de Gestão da Qualidade do CRCMG, bem como os resultados das auditorias internas e externas.

    Contatos:
    Vice-Presidente de Administração e Planejamento
    Antônio de Pádua Soares Pelicarpo

    Gerente Administrativo e Financeiro
    Vinícius Tadeu Rezende Rosa
    E-mail: geadf@crcmg.org.br

  • Relacionamento Institucional

    Esta Câmara tem como competência implementar plano de ação a ser desenvolvido junto às delegacias seccionais do CRCMG; acompanhar o desenvolvimento dos Grupos de Trabalho; deliberar sobre a realização de reuniões de delegados; desenvolver políticas de relacionamento institucional com entidades públicas, privadas e entidades de classe; deliberar sobre as circunscrições das delegacias seccionais do CRCMG.

    Contatos:
    Vice-Presidente de Relacionamento Institucional
    Jairo Marques Lopes Bahia

    Assessor de Relacionamento Institucional
    Edvando José Baêta
    E-mail: asrei@crcmg.org.br