CRCMG :. Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais

Login único gov.br garante acesso a mais serviços

Publicado em: 17 | 02 | 2021

por Agência Minas Gerais,

Os usuários dos canais oficiais de atendimento do Governo de Minas, como o Portal MG (www.mg.gov.br) e os aplicativos MG App – Cidadão e MG App - Empresas, já possuem login unificado com o governo federal (www.gov.br). Com a adoção do login único, os mineiros conseguem, com o mesmo usuário e senha, acessar serviços públicos tanto do Estado quanto da União, facilitando a realização de solicitações e garantindo ainda mais segurança no tratamento dos dados dos cidadãos.

Para o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Rodrigo Diniz Lara, a unificação dos acessos, realizada desde o final de 2020, contribui para a melhoria constante da prestação dos serviços, que é objetivo do Governo de Minas.

“A medida permite um planejamento de expansão de iniciativas como essa para outros canais estaduais, garantindo autenticação única para a prestação de serviços aos cidadãos, simplificando o acesso e trazendo ainda mais segurança para os usuários das plataformas”, ressalta Rodrigo.

O secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, também destaca a iniciativa. “A integração de ações da União com estados e municípios é fundamental para expandirmos a transformação digital que aceleramos no país. Com o login gov.br, os mineiros podem acessar serviços federais e estaduais com uma única senha, de forma simples, ágil e segura. A parceria de Minas Gerais é fundamental para oferecermos serviços cada vez melhores aos brasileiros”, acrescenta.

Transformação Digital

Uma das responsáveis pelo projeto de integração entre os cadastros é a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Polyanna Rodrigues, que atua na Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag. Segundo ela, além da simplificação, também é objetivo proporcionar outras formas de transformação digital à prestação de serviço público.

“É um esforço crescente de transformação digital do Governo de Minas, que pretende simplificar a vida dos cidadãos, com a garantia de mais agilidade no atendimento e na prestação de serviços. Com o mesmo login, o usuário consegue acessar, por exemplo, a Carteira de Trabalho Digital, a Carteira Digital de Trânsito e o Conecte SUS, pelo qual é possível verificar a carteira de vacinas de maneira on-line” destaca Polyanna.

A integração dos logins foi possível graças à parceria do Estado com o Ministério da Economia por meio da adesão a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no tema Governo Digital. Essa iniciativa faz parte do Projeto Estratégico Minas Atende.

Passo a passo

Para acessar os canais oficiais do Governo de Minas, como o Portal MG ou o MG App, usando o login único, basta:

1. Clique em “Entrar com gov.br”;

2. Você será redirecionado para uma página externa do Gov.br;

3. Caso você já tenha uma conta gov.br, digite o CPF e clique em “avançar”;

4. Digite a sua senha do Gov.br;

5. Caso tenha esquecido a senha, clique em "Esqueci minha senha";

6. Caso ainda não possua essa conta, clique em “Crie sua conta”;

7. Selecione uma opção de cadastro;

8. Preencha as informações necessárias;

9. Após finalizar o processo, você será redirecionado para a página inicial do Portal MG ou do MG App.